“Situações excepcionais devem ser contempladas com medidas excepcionais”, assim justifica o presidente dos Autarcas Social Democratas (ASD) a criação de um Fundo de Emergência Nacional no âmbito do Orçamento do Estado para 2018. Esta proposta tem com objetivo estabelecer uma dotação financeira destinada a apoiar os municípios afetados pelos incêndios.
De acordo com Álvaro Amaro, o Governo deve tomar medidas que abranjam todos os concelhos fustigados pelos incêndios, a fim de que “as ajudas possam chegar a todas as pessoas, todas as empresas e municípios”. Este fundo visaria, por exemplo, o financiamento de trabalhos de contenção e recuperação.
O presidente dos ASD alertou, ainda, para a necessidade de adotar medidas céleres e excecionais, por exemplo na estabilização dos solos e para combater a contaminação das águas.
Presidentes de câmara municipal representantes do PSD, no Conselho Geral da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), propuseram a inclusão, no parecer a emitir a propósito do Orçamento de Estado, de medidas de exceção e celeridade a ponderar pelo Governo, a propósito dos incêndios e de ações futuras, tendo sido aprovada pelos autarcas presentes.
Rui Rio recebido pelo Presidente da República
Leia mais
Rui Rio: desemprego desce à custa de baixos salários
Leia mais
Rui Rio: os madeirenses confiam “na competência de Miguel Albuquerque”
Leia mais
Rui Rio encontrou-se com membros do CEN da Madeira
Leia mais
Rui Rio: Governo atrasa resolução dos problemas da Madeira
Leia mais
Centro de Negócios da Madeira reveste-se de "importância capital"
Leia mais
Rui Rio recebeu Pedro Nascimento Cabral, candidato ao PSD/Açores
Leia mais