“Há falta total de informação por parte do Governo no que diz respeito à cooperação estruturada permanente em matéria de segurança e defesa”, na Europa, com o Executivo a esconder o que pensa nova estrutura de Defesa. A acusação é da bancada social-democrata que aponta que, em causa estão, também, os prazos ultrapassados para responder à Europa, já que cada Estado-Membro tinha até setembro para se pronunciar sobre este mecanismo de cooperação reforçada.
O PSD pretende, assim, saber se “o Governo notificou, como era sua obrigação, o Conselho Europeu da intenção de participar na cooperação estruturada permanente”. É que, cada país deveria também informar, até outubro, se pretende ou não integrar o mecanismo.
Já em setembro, Pedro Passos Coelho acusara o Executivo de “silêncio ensurdecedor e insustentável” nesta matéria, pois esta “não é uma questão menor, é uma questão de Estado, que tem que ver com as opções que deverão ser feitas ao nível da União Europeia quanto a um processo de cooperação reforçada no domínio da Defesa”. O Governo, por sua vez, optou por continuar em silêncio, tal como quando o presidente do PSD abordou este mesmo assunto, na Universidade de Verão do PSD.
Ainda no mês passado, no Conselho de Ministros da Defesa, a Alta Representante para os Assuntos Externos da União Europeia, Federica Mogherini, anunciou que havia um consenso alargado sobre as grandes linhas da cooperação estruturada permanente, referindo ainda que os ministros da Defesa deram um apoio substancial para formar listas detalhadas de compromissos conjuntos vinculativos. Mas, tal como os social-democratas afirmam, “sobre esta matéria, o Parlamento português nada sabe.”
O PSD desafia o ministro dos Negócios Estrangeiros a responder às seguintes questões
Rui Rio recebido pelo Presidente da República
Leia mais
Rui Rio: desemprego desce à custa de baixos salários
Leia mais
Rui Rio: os madeirenses confiam “na competência de Miguel Albuquerque”
Leia mais
Rui Rio encontrou-se com membros do CEN da Madeira
Leia mais
Rui Rio: Governo atrasa resolução dos problemas da Madeira
Leia mais
Centro de Negócios da Madeira reveste-se de "importância capital"
Leia mais
Rui Rio recebeu Pedro Nascimento Cabral, candidato ao PSD/Açores
Leia mais