“É fundamental perceber, antes de avançar para uma revolução, se foi o ‘sistema’ que falhou ou se foram o poder político e os operacionais que ignoraram os alertas do ‘sistema’”, defende Duarte Marques, um dos 51 deputados do PSD que subscrevem uma pergunta dirigida ao primeiro-ministro sobre as decisões do Governo em matéria de preparação e planeamento da época de incêndios que teve, este ano, consequências trágicas nunca vistas.
Em face do reconhecimento e da assunção, por António Costa e outros membros do Executivo, de que o “Estado falhou” e que o “Sistema de Proteção Civil falhou”, o PSD questiona o Governo sobre um conjunto de alertas que foram feitos e que precederam estas tragédias, as respetivas decisões da tutela política e governamental em função desses alertas. Ou seja, os deputados querem saber e perceber “se foi mesmo apenas o sistema que falhou, ou se os seus operacionais e decisores políticos simplesmente ignoraram as informações e alertas que o sistema enviou”.
São oito perguntas ao primeiro-ministro, colocadas pelos deputados, querendo apurar porque o Governo não antecipou a fase Charlie dos incêndios, sabendo que o verão seria mais exigente do ponto de vista meteorológico, com o País a atravessar um período de seca extrema. Também interrogam António Costa sobre as medidas tomadas pelo Executivo, após a desgraça de Pedrógão Grande, para impedir que uma tragédia semelhante voltasse a ocorrer, ou por que razão o Governo alterou grande parte da estrutura dirigente da Proteção Civil a poucos meses do início da época dos incêndios.
Perguntas do PSD dirigidas ao primeiro-ministro
Rui Rio recebido pelo Presidente da República
Leia mais
Rui Rio: desemprego desce à custa de baixos salários
Leia mais
Rui Rio: os madeirenses confiam “na competência de Miguel Albuquerque”
Leia mais
Rui Rio encontrou-se com membros do CEN da Madeira
Leia mais
Rui Rio: Governo atrasa resolução dos problemas da Madeira
Leia mais
Centro de Negócios da Madeira reveste-se de "importância capital"
Leia mais
Rui Rio recebeu Pedro Nascimento Cabral, candidato ao PSD/Açores
Leia mais