Defesa Europeia: Silêncio do Governo coloca em causa segurança do País

19 out 2017

O Parlamento desconhece a posição do Governo português em relação ao chamado projeto da União de Defesa. No debate preparatório no Parlamento para o Conselho Europeu, Miguel Morgado, deputado do PSD, lamentou a “total ausência de política europeia” do Executivo e, em especial, no que diz respeito à política de Defesa.

“Há um ano que todos sabemos que a Defesa iria ser aquele domínio que, na Europa pós-Brexit, iria sofrer o maior impulso de integração. Há uma que sabemos que iria ser criada, a curto prazo, uma Cooperação Estruturada Permanente”, recordou Miguel Morgado.

O PSD estranha o silêncio do Executivo nesta matéria. “A única coisa que sabemos da posição do Governo português é que tem ministros que se gabam de que ninguém conhece a posição do Governo português. Dá a ideia de que os ministros não sabem qual é a opinião do Governo sobre estes temas”, apontou Miguel Morgado.

O PSD tem interpelado o Governo por sucessivas vezes sobre a sua posição quanto à Comissão Estruturada Permanente. O vice-presidente do grupo parlamentar do PSD pretende esclarecimentos sobre as implicações para as Forças Armadas, os projetos que o Executivo pretende desenvolver e os mecanismos de financiamento que decorrem para o Estado português dessa eventual adesão.

“O Governo tem a obrigação legal e política de dizer ao Parlamento se vai colaborar com este mecanismo de revisão ou não. Será porque o primeiro-ministro e os ministros se sentem inibidos de discutir este tema, porque é inconveniente discuti-lo com os parceiros de geringonça? O País não tem de andar a reboque das conveniências da geringonça”, sublinhou Miguel Morgado.