António Costa desafiado a “assumir a sua responsabilidade”

18 out 2017

 

O PSD insistiu para que o primeiro-ministro pedisse desculpa ao País e assumisse as suas responsabilidades pelas falhas do Estado. Desafiou-o, ainda, a apresentar uma moção de confiança ao Governo

 

O senhor primeiro-ministro para se manter no poder diz ‘que se lixem os portugueses’”, acusou esta quarta-feira o líder parlamentar do PSD, Hugo Soares, depois de ter desafiado António Costa a apresentar uma moção de confiança ao Governo. Segundo justificou, foi “a soberba dos que acham que tudo podem e que não precisam de provar nada que levou a que isto acontecesse”. Referindo-se aos incêndios que, em 14 e 15 de outubro, afetaram grande parte do País, insistiu: “se não tivesse sido essa soberba não tinha sido negligente na preparação deste fim-de-semana”, para o qual se anteviam temperaturas altas.

Hugo Soares quis dirigir as suas palavras iniciais aos “heróis nacionais, aqueles que não precisaram de ouvir do Governo que tinham de se bastar a si próprios, que combatiam sozinhos os momentos mais difíceis das suas vidas”. Recordou, assim, patrões e empregados, agricultores, famílias, idosos, sem esquecer “todos aqueles que perderam a vida sozinhos e a quem o Estado falhou”, sendo, ainda, mais claro: “a quem o primeiro-ministro falhou”. “Chegou a hora de assumir a sua responsabilidade e de não se esconder mais atrás da ministra da Administração Interna”, destacou, acusando o Executivo de “desleixo” na sequência das falhas da Proteção Civil e na prevenção.

Não tendo havido, até ao início do debate quinzenal, um pedido de desculpa por parte de António Costa, o presidente do Grupo Parlamentar do PSD desafiou a que o fizesse, depois de ele próprio tê-lo feito “em nome” da bancada que representa. Sublinhou que a “responsabilidade foi do Estado” e que “as pessoas deviam ser reparadas pelos danos e pelas perdas”. “Não era preciso o PSD ter proposto uma comissão técnica independente para ser, agora, a sua bóia de salvação”, criticou.

O líder da bancada social-democrata lembrou que a maioria de esquerda rejeitou, na sexta-feira, o mecanismo extrajudicial indemnizatório proposto pelo PSD, ao qual António Costa recorre, agora, “para dizer que vai reparar a vida das pessoas”, apesar de o líder parlamentar do PS ter, recentemente, assumido que o chumbaria. De acordo com Hugo Soares, António Costa está a recorrer a mais “um número político”.