Estado deve apostar nos “recursos humanos altamente qualificados”

09 out 2017

A investigação científica é crucial para uma economia forte e desenvolvida”, defendem os social-democratas. Neste sentido, os deputados do PSD apresentaram um Projeto de Resolução através do qual recomendam ao Governo “a promoção do emprego de doutorados na sociedade”.

A ciência e a transferência de conhecimento são instrumentos fundamentais para o desenvolvimento económico futuro do nosso País, pelo que uma aposta arrojada e sustentável em recursos humanos altamente qualificados e motivados nos setores público e privado deve ser uma prioridade para o Estado”, afirma o PSD.

Urge, assim, como necessário “um investimento coerente e integrado em políticas de valorização do conhecimento e de contratação de recursos humanos de elevadas competências técnico-científicas e potencial inovador”, já que, e apesar de medidas previamente adotadas, o número de doutorados em empresas ainda é “francamente baixo para as ambições nacionais”, alertam os social-democratas.

Margarida Mano, vice-presidente do Grupo Parlamentar social-democrata, afirma que “as políticas públicas de promoção da I&D têm vindo a ser assumidas como prioridade política nas últimas décadas, mas os resultados ficam muito aquém das expectativas”. Assinala, por isso, que “apesar de a produção científica (por milhão de habitantes) ultrapassar já a de países mais ricos, o seu impacto na comunidade internacional não dá ainda sinais de se aproximar das médias internacionais”. Explica, ainda, que “o sistema de C&T mantém-se muito fechado na esfera pública e quase exclusivamente no setor de Ensino Superior, tendo dificuldade em contagiar outros setores públicos e privados responsáveis pela criação de riqueza, incluindo a cultural e artística”. Reforça, por isso, que “é urgente acelerar o crescimento do retorno social e económico deste esforço público muito prolongado”.

O aumento do emprego científico dos portugueses, bem como a atração de investigadores altamente qualificados, para quem preconiza uma visão de um Portugal desenvolvido e como agente económico de ponta, só pode ser encarado como um propósito nacional no qual todo o País deve confluir”, refere o projeto de resolução.

 

 

Projeto de Resolução recomenda ao Governo que:


  • Aposte na promoção da I&D empresarial, nomeadamente através da contratação de doutorados por empresas e instituições privadas sem fins lucrativos como prioridade política no incentivo à atividade empresarial, com uma estratégia coerente, integrada e com metas quantitativas definidas, garantindo ainda  o regular funcionamento dos concursos de Bolsas de Doutoramento em Empresas da FCT, I.P.
  • Crie com os setores empresariais e envolvendo as confederações empresariais um programa nacional de promoção dos doutoramentos em ambiente empresarial, que potencie um desenvolvimento inovador e inédito no conhecimento da humanidade.
  • Estimule através da FCT, I.P. o desenvolvimento da atividade da rede Euraxess para que dentro do âmbito do portal, promova Portugal enquanto destino para investigadores de sucesso, tanto nas empresas e instituições privadas sem fins lucrativos como no setor público.
  • Crie mecanismos de monitorização e acompanhamento do percurso e atividadedos doutorados no setor público e privado.