PSD PROPÕE: maior cooperação entre universidades e empresas

09 out 2017

O PSD defende o reforço da cooperação entre a ciência/instituições académicas e as empresas/mercado de trabalho, nomeadamente através da transferência de tecnologia das universidades para a sociedade. Os deputados sociais-democratas apresentaram um Projeto de Resolução, através do qual sublinham que o desenvolvimento de iniciativas “com organizações como universidades, institutos de tecnologia e outros centros de excelência em Investigação e Desenvolvimento (I&D) potenciam ganhos de produtividade”.

No que diz respeito ao setor público, o PSD considera que é fundamental o reforço da colaboração entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e o Ministério da Economia. “Neste processo de transferência existem alguns fatores críticos como sejam: as pessoas (investigadores ou doutorados e empresários e decisores empresariais); a valorização da inovação produzida (pela consciência e avaliação que dela deve ser feita; pela sua proteção legal) e a dimensão científico-cultural de diálogo e de interface entre quem faz ciência e quem a transforma em valor”, considera Margarida Mano, deputada do PSD, e uma das subscritoras desta iniciativa.

Os deputados Hugo Soares, Margarida Mano, Luís Leite Ramos e Amadeu Albergaria apelam ao Governo para que “incentive as instituições de ensino superior a desenvolver programas de prova de conceito que auxiliem o desenvolvimento de tecnologias e conhecimento criados nas instituições”.

O PSD recomenda dessa forma ao Executivo que “reveja os programas de financiamento à investigação para garantir que estes incentivam a colaboração e, em cooperação com os agentes do setor, promova políticas de ‘royalties’ transparentes e competitivas”.

A partilha de conhecimentos, tecnologia de ponta e o investimento em estruturas qualificadas são a chave para o desenvolvimento empresarial de sucesso, potenciadores da criação de riqueza. Num mundo concorrencial, o “investimento em I&D aumenta a produtividade e a competitividade que, por sua vez, aumenta a qualidade de vida, a saúde, melhorando também os resultados sociais e ambientais”.