PSD PERGUNTA: quais os objetivos estratégicos para a Base das Lajes?

09 out 2017

O PSD quer saber quais os objetivos estratégicos do Estado português para a Base das Lajes. Numa pergunta regimental enviada ao ministro dos Negócios Estrangeiros pelos deputados dos Açores, Berta Cabral e António Ventura, o PSD defende que “importa perceber qual o planeamento geostratégico e a atuação geopolítica do Governo sobre a localização da Base das Lajes e suas estruturas, já que os anúncios do Governo por vezes se atropelam, impedindo perceber o que pretende para a Base das Lajes”.

Na mesma pergunta, o PSD questiona se o Executivo teve conhecimento da proposta dos Estados Unidos para transformar a Base das Lajes num campo para exercícios de guerra aéreos e subaquáticos. E defende que, caso tenha sido informado dessa pretensão norte-americana, deve explicar “como esta proposta se coaduna com outras vontades anunciadas pelo Governo, como seja a criação de um ‘Air Center’”.

O PSD quer, ainda, ver esclarecido como pensa o Executivo conjugar a proposta dos Estados Unidos, com os convites feitos pelo primeiro-ministro português à China para investir na Base das Lajes e no porto da Praia da Vitória.

Berta Cabral e António Ventura vêm, assim, solicitar ao Ministro dos Negócios Estrangeiros que explique qual a visão política sobre a posição geostratégica da Base das Lajes e quais os “objetivos estratégicos para a Base das Lajes e suas estruturas conexas, como o Porto Marítimo”.