Pedro Passos Coelho visitou distritos de Leiria, Porto, Aveiro e Braga

26 set 2017

 

As eleições na Alemanha são “uma questão que nos interessa a todos”, afirmou o líder do PSD, ontem, em Fafe. Referiu-se também a D. Manuel Martins, considerando-o uma “referência nacional” com “voz ativa nas preocupações pela justiça social”

 

É importante saber, agora, em que medida é que haverá espaço para encontrar na Alemanha um governo que, além dos problemas ‘domésticos’, olhe também para o conjunto da Europa”, afirmou esta segunda-feira Pedro Passos Coelho, em Fafe, sobre as eleições alemãs. “É uma questão que nos interessa a todos”, disse.

Referindo-se a Angela Merkel como “uma personalidade muito marcante da vida política europeia e central na Alemanha”, o líder social-democrata salientou: “caber-lhe-á a tarefa de formar um governo que não se adivinha fácil”. Contudo, “é muito cedo para estar a fazer vaticínios”, destacou, depois de ter lembrado que, “para aqueles que partilham preocupações ao nível da União Europeia, aquilo que tem mais interesse é saber em que medida é que o novo governo estará mais próximo de continuar reformas importantes ao nível da zona euro”.

Não escondeu que “a emergência da extrema-direita” é “o mais delicado”, significando que “há muitos eleitores que estão sensíveis àquele discurso e têm preocupações centradas na segurança, nos movimentos migratórios, com o nível de abertura da Europa”.

Pedro Passos Coelho recordou que Merkel tem sido, “seguramente, a líder na Europa que mais persistentemente tem contribuído, com muito equilíbrio e ambição, para as reformas das instituições europeias e para a necessidade de completar o que ficou por fazer desde o início da construção europeia, seja no plano da zona Euro, seja também ao nível da chamada Europa da defesa e da segurança”.

Neste sentido, defendeu que “é importante que ela encontre condições para que, respondendo às preocupações e anseios dos alemães, possa também manter viva a chama que a Europa precisa: de estar mais unida, sem forçar os europeus, de partilhar mais e de forma mais equilibrada os recursos, sem com isso estar a impor soluções políticas artificiais que podem provocar a emergência de reações mais extremistas”.

 

D. Manuel Martins: “uma personalidade marcante da vida nacional

O Presidente do PSD referiu-se a D. Manuel Martins como “uma personalidade marcante da vida nacional”. “Foi um alto dignitário da igreja, com um papel muito relevante, sobretudo num período muito especial da vida política nacional”, lembrou. “Foi o primeiro Bispo de Setúbal e, durante muitos anos e num tempo difícil para aquela região, foi uma voz que se assumiu no espaço público com a preocupação social em primeira linha”, disse ainda. “Será muito recordado”, assegurou, acrescentando tratar-se de “uma referência nacional, alguém que, estando na hierarquia na Igreja, não se dissociou da realidade envolvente e tomou uma voz ativa nas preocupações pela justiça social”.

 

De sexta a segunda-feira | Do distrito de Leiria, ao do Porto, Aveiro e Braga

 


  • Batalha

Paulo Batista Santos é candidato à Câmara Municipal da Batalha, um município que “precisa de investir na educação, na cultura, em fatores que possam melhorar a qualidade de vida” dos cidadãos. A Batalha é um concelho de “futuro”, mas é preciso, antes de mais, “acreditar nas pessoas”.

 

 


  • Porto de Mós

Jorge Vala encabeça o projeto social-democrata à presidência da Câmara de Porto de Mós e defende “uma alma nova” para o concelho, para que os porto-mosenses sejam “mais felizes do que são hoje”.

 

 


  • Alcobaça

“Há certeza no futuro. Pusemos as contas da câmara em dia. Temos de fazer o trabalho de formiga, para depois sermos cigarra”, afirmou Paulo Inácio que se recandidata à autarquia de Alcobaça.

 

 


  • Pombal

Diogo Alves recebeu o Presidente do PSD em Pombal e assegurou que o objetivo para o próximo mandato é garantir a liderança do concelho e continuar a apostar na “redução da dívida, no aumento do investimento, na baixa de impostos e na sustentabilidade” que coloca Pombal no 6.º lugar do ranking nacional. Pombal apresenta também “um índice de transparência dos mais notáveis do país”, lembrou o autarca.

 

 


  • Baião

“Estou convencido de que, ao implementar o nosso programa, vamos ter um concelho de referência no distrito do Porto”, afirmou Miguel Correia, candidato à Câmara Municipal de Baião, durante a deslocação do Presidente do PSD ao município.

 

 


  • Marco de Canaveses

José Mota candidata-se à Câmara Municipal de Marco de Canaveses e está “perfeitamente confiante na relação de confiança que irá continuar depois do dia 1 de outubro”. José Mota mostra ter as qualidades necessárias para melhorar o trabalho que se fez até hoje em Marco de Canaveses.

 

 


  • Paços de Ferreira

Pedro Passos Coelho visitou a localidade de Freamunde, acompanhado pelo candidato à Câmara Municipal de Paços de Ferreira, Joaquim Agostinho.

 

 


  • Valongo

Luís Ramalho é candidato à Câmara Municipal de Valongo que precisa de “uma equipa que respire o concelho”. “A nossa equipa vive o concelho e vai ser reconhecida pela população. Todos unidos, dia 1 de outubro, para a vitória. Valongo será de novo um concelho de referência”, sublinhou Luís Ramalho.

 

 


  • Paredes

“Acima de tudo, temos uma nova vontade para fazer coisas boas para a comunidade. É o único projeto credível para Paredes”, considera Rui Moutinho, o candidato apoiado pelo PSD à Câmara de Paredes.

 

 


  • Matosinhos

O líder social-democrata esteve na Festa da Juventude em Matosinhos com o candidato ao município, Jorge Magalhães.

 

 


  • Leiria

Fernando Costa quer que Leiria volte a ser uma cidade da “cidadania, de respeito” pelos direitos das pessoas, que “têm sido muito prejudicadas” pelo executivo socialista.

 


  • Arouca

Pedro Passos Coelho esteve na Feira das Colheitas com Fernando Mendes, candidato à Câmara Municipal de Arouca.

 

 

 


  • Espinho

Pinto Moreira acredita num resultado que irá fazer o pleno no concelho de Espinho: ganhar a Câmara Municipal, a Assembleia Municipal e as Assembleias de Freguesia. Espinho mostra ser um exemplo de uma autarquia, de gestão social-democrata, gerida com rigor e ambição.

 

 


  • Fafe

Fafe “precisa antes de mais de uma mudança e de ter alguém que pense o futuro do nosso concelho e que não resolva apenas os problemas que surgem no imediato”, afirma o candidato à câmara municipal, Eugénio Marinho.

 

 


  • Barcelos

 “Vamos ter mais Barcelos, mais participação das pessoas, mais envolvimento dos barcelenses e, de certeza absoluta, mais desenvolvimento”, destaca Mário Constantino, candidato à Câmara Municipal de Barcelos, acusando o atual executivo de ter, nos últimos oito anos, desacreditado o município e de não ter “uma ideia, uma estratégia, uma obra estruturante para Barcelos”.