Fundos comunitários: incompetência do Governo quebra ritmo ao País

20 set 2017

 

Dizem que o Governo anterior fez tudo mal, que deixou tudo mal preparado, esqueceram-se que fomos o primeiro País na Europa a assinar os programas operacionais e a fazer pedidos de pagamento do novo quadro comunitário e o quarto a assinar o acordo de parceria”, esclareceu esta quarta-feira, Luís Montenegro, em Braga.

Ainda se queixam da herança”, criticou, para logo explicar que as acusações dirigidas ao executivo anterior, no que diz respeito a fundos comunitários, servem para “esconder a incapacidade de terem quebrado o ritmo que trazemos de trás”. Segundo destacou, “estávamos na linha da frente e agora estamos nos últimos lugares”.

Dos 22 mil milhões contratualizados e das candidaturas aprovadas, “temos pouco mais de 3 mil milhões executados que foram já sujeitos a pagamentos efetivos”, disse. De acordo com o social-democrata, “têm sido as empresas e os municípios a executar e não a administração central”. “Este Governo é muitas vezes sorridente, mas quase sempre incompetente”, acusou ainda.

 

PSD questiona Governo sobre Portugal 2020 e a sua execução


O Grupo Parlamentar social-democrata dirigiu uma pergunta regimental ao ministro do Planeamento e das Infraestruturas em que pergunta:

  • "Confirma as notícias vindas a público sobre atrasos na certificação de despesas nos Programas Operacionais que compõem o Portugal 2020?
  • Em caso afirmativo, que medidas concretas se propõe o Governo adotar para a resolução do problema?
  • Qual a taxa de concretização dos objetivos e das metas de execução do Portugal 2020 assumidos pelo Governo junto da Comissão Europeia?
  • Confirma a existência de contactos formais junto da Comissão Europeia tendo em vista a tão propagada reprogramação do Portugal 2020? Em caso afirmativo, em que sentido?"