O Governo manteve a exclusão dos estudantes do ensino superior madeirenses e açorianos no acesso ao passe sub23. Trata-se de um passe nacional criado com o objetivo de subsidiar os transportes dos estudantes até aos 23 anos que António Costa tinha prometido a extensão às Regiões Autónomas. A portaria publicada em setembro deita por terra a promessa do primeiro-ministro, mantendo as regras que impedem o acesso dos estudantes das regiões autónomas a este apoio social.
O PSD considera esta situação uma discriminação negativa injustificada, na medida em que todas as instituições de ensino superior em Portugal, incluindo as das Regiões Autónomas, são tuteladas e financiadas pelo Governo da República.
No final de agosto, António Costa prometeu que o Passe Sub23 seria para todos. Contudo, a portaria agora publicada não só mantém a exclusão dos estudantes no ensino superior na Madeira e nos Açores, como contraria expressamente o compromisso assumido por António Costa no Orçamento do Estado, no sentido de serem feitas as “alterações legislativas necessárias para que o passe mensal sub23@superior.tp abranja todos os estudantes universitários, com idade igual ou inferior a 23 anos”.
Perante mais uma contradição entre a palavra e a ação, o PSD enviou ao primeiro-ministro uma pergunta, através da qual exige saber se António Costa pretende proceder à correção da exclusão dos estudantes açorianos e madeirenses no acesso ao passe sub23 ou se será este mais um compromisso que António Costa vai fingir que não fez.
Rui Rio recebido pelo Presidente da República
Leia mais
Rui Rio: desemprego desce à custa de baixos salários
Leia mais
Rui Rio: os madeirenses confiam “na competência de Miguel Albuquerque”
Leia mais
Rui Rio encontrou-se com membros do CEN da Madeira
Leia mais
Rui Rio: Governo atrasa resolução dos problemas da Madeira
Leia mais
Centro de Negócios da Madeira reveste-se de "importância capital"
Leia mais
Rui Rio recebeu Pedro Nascimento Cabral, candidato ao PSD/Açores
Leia mais