Falta dinheiro para ordenados nas Universidades

12 set 2017

Para cobrir os custos com ordenados, o Governo terá de reforçar as verbas destinadas às universidades e institutos politécnicos ainda este ano. Esta é a principal conclusão que decorre da reunião de trabalho entre os deputados do PSD e o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP).

De acordo com Margarida Mano, deputada social-democrata, universidades e politécnicos terão apresentado orçamentos de valor zero idênticos aos do ano passado. "É óbvio que tem de haver transferências para as universidades e politécnicos de modo a cumprirem os compromissos, o pressuposto dos reitores será que não vão ser usadas as receitas próprias", disse.

Margarida Mano congratulou-se com o número de candidatos colocados na primeira fase do ensino superior. Trata-se de “um aumento esperado, para o qual o PSD deu o seu responsável contributo com o alargamento da escolaridade obrigatória em 2012, que foi implementada em 2013”.

A deputada alerta, no entanto, para a discrepância de realidades: “instituições de ensino superior litoral norte com taxa de colocação acima dos 95% e as restantes instituições com taxas até 60%”.

O PSD reúne-se na quarta-feira com o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), com vista à preparação do Orçamento do Estado de 2018 e as candidaturas ao ensino superior.