Escolas sem assistentes operacionais

08 set 2017

Ministério atrasa a contratação de 1500 assistentes operacionais. Executivo esconde o fecho de escolas

O PSD pretende a listagem das escolas do 1.º ciclo encerradas durante este ano e confrontou o ministro da Educação sobre a carência de assistentes operacionais que ameaça o funcionamento das escolas, à semelhança do sucedido no último ano lectivo. A Tiago Brandão Rodrigues, o titular da Educação, foi pedida urgência no esclarecimento ao Parlamento.

O Ministério da Educação tem dar a conhecer, publicamente, “a listagem integral, nominal e descriminada por autarquia e tipo de situação das escolas do 1.º ciclo encerradas em 2017”, de acordo com iniciativas do PSD.

Há falta de assistentes operacionais e os deputados do PSD alertam que, à semelhança do ano lectivo anterior, o ministro falta à palavra e “dos mais de 3000 assistentes operacionais necessários para garantir o mesmo grau de resposta de 2015, só 300 chegaram às escolas”.

O Ministério só em meados de agosto autorizou a contratação de 250 assistentes operacionais. “Carecem de explicação as reais razões que conduziram a que o Ministro da Educação só em meados de Agosto de 2017 tenha autorizado as escolas a procederem à contratação de 250 assistentes operacionais para colmatar necessidades prementes” afirmam os deputados do PSD, “sabendo de antemão que, atendendo à morosidade do burocrático mecanismo concursal, estes funcionários, absolutamente urgentes, só chegarão às escolas já no final do 1.º trimestre”, sublinham os parlamentares do PSD.

Está ainda em causa o atraso deliberado na publicação da anunciada revisão da portaria dos rácios, que possibilitará, de acordo com o número anunciado pelo Executivo, a contratação de 1.500 funcionários, mas que só estarão nas escolas no 2.º trimestre de 2018.

 

Perguntas sobre “persistente falta de assistentes operacionais


  • O Ministério reconhece que na abertura do novo ano letivo dos mais de 3000 assistentes operacionais necessários para garantir o mesmo grau de resposta verificada em 2015 apenas 300 foram contratados? 
  • Reconhecendo a falta de milhares de assistentes qual a razão para o Ministério só ter autorizado a contratação de 250 assistentes operacionais em meados de Agosto?
  • Qual a razão para o atraso na revisão da Portaria dos Rácios?
  • O ministro da Educação reconhece que não cumpriu com o objetivo assumido de ter os necessários e indispensáveis assistentes operacionais nas escolas no início deste novo ano letivo?”