Pedrógão Grande: Governo deve explicar o valor dos donativos e qual o seu destino

05 set 2017

É absolutamente imperioso que o Governo esclareça o valor dos restantes donativos e dê uma explicação acerca dessas quantias e do destino que lhes está a ser dado”, afirmou esta quarta-feira a vice-presidente do PSD, Teresa Morais, depois de o Governo ter revelado, “pela primeira vez”, o valor que se encontra no Fundo Revita. “Foram submetidos termos de adesão de donativos de 3,2 milhões, estando concretamente transferidos 1,9 milhões”, informou, classificando o valor, agora dado a conhecer, como “ridiculamente diferente do divulgado na comunicação social”.

Já em julho e agosto, o PSD questionara o Governo sobre o “exato valor” dos donativos angariados na sequência da tragédia na região de Pedrógão Grande. “A resposta, tardia, chegou pelo Ministério do Trabalho e da Segurança Social”, informou a deputada. “Este valor [1,9 milhões de euros] é - julgo que toda a gente anuirá - muito baixo, se comparado com as expectativas criadas pelos números que foram divulgados", esclareceu.

"Esse número, que circulou na opinião pública e publicada, nunca teve confirmação oficial, mas a verdade é que ouvimos números que rondavam os 13, 14 milhões [de euros]”, disse. “Precisamente porque nunca foram confirmados pelo Governo e era importante saber qual o valor dos donativos dos portugueses, também das comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo, é que perguntamos qual o exato valor dos donativos de particulares", reiterou Teresa Morais.

"O Governo entendeu que devia ser ele a gerir os donativos que os portugueses fizeram na sua expressão de solidariedade e, no entanto, responde agora que há 1,9 milhões [de euros] no fundo que para isso criou”, afirmou Teresa Morais, denunciando que esta situação revela, da parte do Governo, “uma total descoordenação e incapacidade de gerir os donativos privados a que se propôs através da criação de um fundo”.