Autárquicas: Pedro Passos Coelho com candidatos em Vila Real, Vila do Conde e Portalegre

01 set 2017

 

O líder do PSD estará presente, entre hoje e domingo, na apresentação das candidaturas autárquicas a Vila Real, Vila do Conde e Portalegre.

Enquanto António Carvalho estabelece como prioridade a sustentabilidade de Vila Real, Constantino Silva pretende dinamizar Vila do Conde. Já Armando Varela, em Portalegre, assume a resolução do problema das acessibilidades, como um dos objetivos da sua candidatura

 

 


  • António Carvalho | “Vila Real com Ambição” 

Vila Real com Ambição” é o mote do candidato António Carvalho à Câmara Municipal de Vila Real. Assume como prioridades a sustentabilidade do município, assim como “o seu crescimento, desenvolvimento, fixação da população e empresas, a criação de emprego”.

Com funções de vereador desde 2013, António Carvalho critica a “gestão casuísta” que caracterizou a atuação do PS nos últimos quatro anos, em Vila Real. “É uma comissão de festas”, denuncia. “Este executivo concluiu que é mais fácil atrair pessoas com festas, foguetes e Facebook, em vez de trabalhar e de delinear uma estratégia para Vila Real de médio e longo prazo”.

Para o candidato, o investimento é um ponto-chave. “Vila Real possui uma centralidade favorável à atração de investimento”, afirma, referindo que criará condições para as empresas, através de “políticas de atratividade que atualmente não existem”.

A escolha dos vila-realenses nas próximas eleições autárquicas é clara: ou escolhem parar no tempo ou apostam em quem pretende claramente fazer um investimento”, salienta.

 


  • Constantino Silva | “Mudança Positiva” 

Para Mário Constantino, candidato a Vila do Conde, a câmara municipal deve ser a dinamizadora e não a “dona” das coisas. Neste sentido, assume-se como o maior dinamizador e incentivador da atividade de quem vive, gosta e quer fazer no município a que se candidata.

Sem tutelas autárquicas, quero dinamizar o trabalho de quem permite a prática desportiva aos nossos jovens. Para o fazer, iremos repor o apoio ao transporte de atletas para as competições. Quero dinamizar as instituições de solidariedade social, apoiando-as e incentivando-as a criar novas soluções para o apoio a? infância, a? doença? e a velhice”, afirma.

Sobre a área social, diz que irá “apostar numa política diferente, não construindo bairros, mas apoiando financeiramente as famílias carenciadas para que possam encontrar as soluções de que precisam no mercado de arrendamento”. Por isso, afirma querer “dinamizar o mercado da construção e da reabilitação de edifícios antigos”, destacando que “fomos nós, na vereação, que pela primeira vez introduzimos o tema de Reabilitação Urbana, um mecanismo que permite a obtenção de vantagens fiscais para quem investe na reabilitação de edifícios”.

Das suas propostas, destaque ainda para o investimento municipal nas freguesias. “Se Vila do Conde tem perto de 40% de população deste concelho, comigo presidente terá uma fatia de investimento que não ultrapasse os 40% das verbas municipais”, refere, garantindo que consigo a liderar o município “as freguesias concentram mais de 60% da população do concelho, terão também uma fatia de investimento municipal nunca inferir a 60% da verba de investimento”.

 


  • Armando Varela | “Portalegre Século XXI

Armando Varela, candidato à Câmara Municipal de Portalegre, assume como uma das suas prioridades a resolução do problema das acessibilidades, motivo pelo qual exigirá ao Governo a “reativação” da ferrovia, assim como “melhoramentos significativos” nas vias rodoviárias, sobretudo na ligação a Elvas. Segundo destaca, “Portalegre tem potencialidades” que, contudo, “continuam desaproveitadas”.

O candidato defende que Portalegre tem de ser um concelho inclusivo e que “todos devem ter uma habitação condigna”. Das prioridades da sua candidatura, destaque ainda para o objetivo em dar vida à cidade, valorizar a educação e o Parque Natural de São Mamede (na área do Turismo), facultar incentivos para a fixação de agroindústria e criar condições para a regeneração urbana.

Enquanto autarca no município de Sousel, Armando Varela deixa um legado em que se destaca o Centro Escolar de Sousel, as piscinas municipais descobertas ou, entre outros investimentos, a informatização pioneira do sistema da Câmara Municipal de Sousel.