“Esta é a Universidade de Verão mais diversa de sempre”

29 ago 2017

 

Esta é a Universidade de Verão mais diversa de sempre”, afirmou ontem Carlos Coelho na sessão de abertura da 15.ª edição da iniciativa. “É a mais diversa em termos etários, tem gente mais nova e gente mais velha, temos pessoas de nacionalidades diferentes. É a mais diversa em termos de raças, é a mais diversa em termos de partidos políticos”, justificou.

Há pessoas aqui que têm partido e há pessoas de mais do que um partido. Há pessoas que não têm partido. Há pessoas que têm vontade de fazer intervenção partidária e há pessoas que têm vontade de fazer intervenção cívica”, disse o reitor da Universidade de Verão, reforçando que “há pessoas muito diferentes”. “Ajudem-nos a viver esta Universidade de Verão de forma que a diferença seja para nós um fator de enriquecimento e nunca um fator de exclusão”, destacou.

Simão Ribeiro, presidente da Juventude Social Democrata (JSD), afirmou que “formar não é formatar” e destacou a importância da formação para a valorização e o crescimento dos jovens. Considerou ainda que a aprendizagem é uma mais-valia para a JSD e para a democracia.

Por sua vez, Pedro Reis, presidente do Instituto Sá Carneiro, explicou que “saber gerar confiança, ter uma estratégia clara, manter o foco, o profissionalismo e, por fim, persistência” são essenciais em política e, sendo assegurados, permitirão à Europa recuperar a sua ambição.

O primeiro dia da Universidade de Verão contou, também, com intervenções de António Nobre Pita, presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, e de Jaime Ramos, candidato à Câmara Municipal de Coimbra, que afirmou: “precisamos de ter uma democracia mais preocupada com o futuro e menos com o presente. A gestão de um País pressupõe que os políticos devem ter uma preocupação muito grande a 10, 20 e 30 anos”.

Castelo de Vide recebe a Universidade de Verão há 15 anos, uma iniciativa promovida conjuntamente pelo Partido Social Democrata, Juventude Social Democrata, Instituto Francisco Sá Carneiro e Partido Popular Europeu. A edição de 2017 conta com a participação de cerca de 100 participantes de várias nacionalidades, com destaque por exemplo para alunos provenientes da Bielorrússia e de Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa.

 

Universidade de Verão 2017 | Programa de 30 de agosto


  • Aníbal Cavaco Silva marca presença, pelas 10h00, no painel “Os Jovens e a Política: quando a realidade tira o tapete à ideologia”.
  • Maria Manuel Mota participa no painel “A Ciência muda o nosso futuro?”, pelas 14h30.
  • Miguel Morgado no jantar-conferência, pelas 20h00.