Produção de leite: PSD alertou Governo para dificuldades no setor

22 ago 2017

O Partido Social Democrata alertou o atual Executivo para as dificuldades sentidas pelos produtores de leite. “O que faz o Governo pela crise no leite?”, perguntaram os social-democratas, alertando para “a crise no setor da bovinicultura de leite em Portugal” manifestada, “principalmente, nos baixos preços pagos ao produtor”.

De acordo com o PSD, “esta é uma crise incomparável, tendo em conta a sua situação prolongada, com consequências ao nível do rendimento dos produtores”. No que diz respeito ao preço do litro de leite, salientavam que o mesmo “não está a acompanhar a média europeia”.

Em fevereiro observou-se, e comparado com igual período de 2016, o preço mais baixo pago ao produtor da União Europeia e em março e abril tivemos o quarto pior desempenho em termos de crescimento”. Para os social-democratas, “isto significa que a crise está a passar de europeia a nacional”.

A Associação dos Produtores de Leite de Portugal (APROLEP) lançou, por conseguinte, alertas e acusou o Governo de não a ter recebido, apesar de solicitação para o efeito (fê-lo apenas esta segunda-feira).

Neste sentido, o PSD interpelou o Executivo ainda em julho, argumentando que “não pode ignorar a difícil situação que atravessam os produtores de leite, fazendo de conta que ‘não é nada consigo’ ou simplesmente esperando que ‘a crise passe por si’”. “Perante a continuada crise da bovinicultura de leite em Portugal que medidas adicionais pretende adotar o Governo para acudir a estas dificuldades?”, perguntaram os social-democratas há quase um mês.