PSD Açores propõe plano de reestruturação para a SATA

18 ago 2017

O caos na gestão da SATA está a prejudicar o turismo açoriano, denuncia o PSD Açores através do seu líder, Duarte Freitas, que enviará ao governo regional uma carta com medidas para solucionar os atuais problemas da companhia aérea, impedindo que continue a prejudicar a economia açoriana, por via do impacto no turismo.

Na Universidade de Verão do PSD e JSD Açores, o líder do PSD regional anunciou que irá endereçar ao presidente do governo, Vasco Cordeiro, uma carta com as críticas feitas à gestão da SATA e medidas para resolver a situação da empresa. Entre as propostas do PSD Açores, que visam uma reestruturação a três anos para a SATA a pensar na sustentabilidade da empresa, estão a recapitalização da companhia aérea, a definição de um plano estratégico para o Grupo SATA, a adoção de contratos plurianuais e a abertura a capitais privados. Duarte Freitas assegura a disponibilidade do PSD Açores para apoiar aquela decisão: “O PSD Açores está disponível para estudar e apoiar uma solução que passe pela entrada de capitais privados estratégicos no setor dos transportes aéreos da SATA”. Duarte Freitas apelou ainda a que se assegure “a paz social na empresa”, de modo a “garantir que, no prazo de três anos, todos se comprometam a colocar a salvação da companhia em primeiro lugar”.

O presidente do PSD Açores aponta o dedo às falhas da SATA, que, explicou, “não está a conseguir dar resposta aos açorianos que precisam da sua transportadora aérea para se deslocar entre as nossas ilhas ou para fora da região” e “aos empresários e aos turistas que procuram a nossa região”. Falhas que, para Duarte Freitas, têm origem clara na gestão socialista da última década. Pela SATA passaram três presidentes do conselho de administração em dez anos além de um conjunto de administradores, que se "foram sucedendo sem qualquer estabilidade", descreveu Duarte Freitas durante a Universidade de Verão do PSD e JSD Açores. “Esta situação é o culminar de uma década de má gestão e de opções erradas dos Governos do Partido Socialista.”

"Enquanto acionista maioritário de uma empresa pública, cabe ao Governo nomear as administrações, aprovar e acompanhar os planos para a empresa. E o que temos visto, nos últimos anos, é uma absoluta falta de rumo e uma preocupante desresponsabilização por parte do Governo", acusou Duarte Freitas, atribuindo responsabilidades a Vasco Cordeiro, já que o atual presidente do governo dos Açores desempenhou funções como secretário regional da Economia. Assim, Vasco Cordeiro teve sob sua tutela a gestão da SATA, durante a qual se registou uma “perda de valor por prejuízos acumulados de mais de 130 milhões de euros”.

Para Duarte Freitas, não podem ser ignoradas as dívidas que o próprio governo regional tem para com a SATA: são 50 milhões de euros que o governo dos Açores deve à companhia aérea. Este é o mesmo montante que a SATA tem em dívida para com fornecedores.

 

Caos na SATA pode prejudicar economia açoriana

O presidente do PSD Açores não deixou de destacar que a SATA tem necessidades de capital de cerca de 150 milhões de euros, salientando a importância da companhia para a Região Autónoma: “A SATA é crucial para a mobilidade interna dos açorianos, para a nossa ligação às outras parcelas do território nacional e para a aproximação às nossas comunidades emigrantes no Canadá e América.” Acresce que se trata de “um instrumento insubstituível de coesão territorial e social do arquipélago”.

Durante a sua intervenção na Universidade de Verão, que juntou 30 jovens social-democratas da Região Autónoma, Duarte Freitas sublinhou o efeito negativo que o caos na SATA está a ter na economia regional. “O caos na operação da SATA está a ser um fator de bloqueio à afirmação da região como destino turístico e está a prejudicar a imagem no exterior", considerou, referindo-se aos problemas técnicos e perturbações relacionadas com recursos humanos.

Foi desconvocada, esta sexta-feira, a greve de tripulantes de cabine prevista entre os dias 23 e 25 de agosto. O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil fez saber que retirou o pré-aviso de greve devido ao número de pedidos recebidos da diáspora e de residentes açorianos. O sindicato assegura que a greve poderá realizar-se noutra altura, dado que tenciona alertar para o estado da SATA e das condições dos trabalhadores.