“Estes aumentos”, nas comissões a cobrar pela CGD, “parecem ser o preço a pagar pela recapitalização”, afirmam os deputados do PSD. É pois “mais um custo que surge por opções onerosas que o Governo andou a esconder – agora o preço por essas opções recai sobre os clientes da CGD, incluindo trabalhadores e pensionistas”, reforçam.
Em requerimento entregue no Parlamento, com questões dirigidas ao ministro das Finanças e presidente da CGD, os deputados do PSD referem que este é o preço a pagar pela “opção do Governo por uma elevada recapitalização, acima das necessidades de capital do banco”, efetuada, “com uma emissão de dívida perpétua a privados a pagar juros de 10,75%, com outras obrigações de reestruturação do banco e com compromissos de aumentos significativos da rentabilidade para o acionista”.
Os deputados social-democratas denunciam, ainda, a falta de transparência que, desde 2016, tem marcado o dossiê CGD. É o caso da recusa em “informar das efetivas necessidades de capital e das outras justificações para tão avultada recapitalização”, afirmam, dando outros exemplos como “esconder da Assembleia da República o plano de reestruturação do banco e respetivas medidas; ao tentar repetidas vezes negar os custos que clientes - sejam depositantes, sejam famílias e empresas financiadas - teriam que suportar em consequência da recapitalização escolhida, designadamente para assegurar o pagamento da tão cara emissão de dívida perpétua a privados e os elevados compromissos de rentabilidade que o Estado português terá assumido com a Comissão Europeia / Direcção-Geral de Concorrência”.
PSD solicita/pergunta ao Ministro das Finanças e ao Presidente da Comissão Executiva da CGD
Rui Rio recebido pelo Presidente da República
Leia mais
Rui Rio: desemprego desce à custa de baixos salários
Leia mais
Rui Rio: os madeirenses confiam “na competência de Miguel Albuquerque”
Leia mais
Rui Rio encontrou-se com membros do CEN da Madeira
Leia mais
Rui Rio: Governo atrasa resolução dos problemas da Madeira
Leia mais
Centro de Negócios da Madeira reveste-se de "importância capital"
Leia mais
Rui Rio recebeu Pedro Nascimento Cabral, candidato ao PSD/Açores
Leia mais