O primeiro-ministro fez “acusações infundadas” ao anterior secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Paulo Núncio, e que são agora completamente refutadas por uma auditoria da Inspeção-Geral de Finanças (IGF).
António Leitão Amaro, deputado do PSD, recorre à auditoria feita pela IGF, que desmente, “ponto por ponto, as graves insinuações que o primeiro-ministro António Costa fez, procurando acusar o anterior governo de terem deixado fugir dinheiro para territórios ‘offshore’".
No relatório ontem publicado, a IGF conclui ser "extremamente improvável" que a "alteração do comportamento da aplicação a partir de 2013 tenha resultado de uma intervenção humana deliberada".
António Leitão Amaro destaca que a auditoria “confirma, aliás, que o que aconteceu foi uma falha informática, sem existir qualquer evidência de intervenção humana”.
"O Governo foi muito rápido a fazer insinuações graves, agora cabalmente desmentidas, e a pergunta é: por que é que está a demorar tanto tempo a reconhecer que essas insinuações eram erradas e que aquilo de que procuraram acusar o anterior secretário de Estado e Governo não era verdade?", questionou.
Por esse motivo, o PSD exige que o primeiro-ministro se “retrate” e “peça desculpa” pelas acusações falsas e lesivas do bom nome do anterior secretário de Estado.
Governo tomou decisão ilegal
No que diz respeito à retirada de três territórios da lista de paraísos fiscais, sem cumprir os critérios determinados na lei, o PSD entende que o Governo fez um autêntico "apagão fiscal".
A supressão de Jersey, ilha de Man e Uruguai da lista de territórios com tributação mais favorável foi "uma decisão política ilegal”. “Foi um apagão decidido pelo Governo das esquerdas”, disse António Leitão Amaro.
Rui Rio recebido pelo Presidente da República
Leia mais
Rui Rio: desemprego desce à custa de baixos salários
Leia mais
Rui Rio: os madeirenses confiam “na competência de Miguel Albuquerque”
Leia mais
Rui Rio encontrou-se com membros do CEN da Madeira
Leia mais
Rui Rio: Governo atrasa resolução dos problemas da Madeira
Leia mais
Centro de Negócios da Madeira reveste-se de "importância capital"
Leia mais
Rui Rio recebeu Pedro Nascimento Cabral, candidato ao PSD/Açores
Leia mais