Incêndios I: comissão técnica para apurar respostas

22 jun 2017

 

Pedro Passos Coelho reforçou, esta quinta-feira, a importância de “avaliar o que se passou” em Pedrógão Grande. “Tem de haver uma instância independente que o possa fazer”, disse, referindo-se à comissão técnica proposta pelo PSD aos vários partidos.

Pelas respostas que têm vindo a ser dadas, o líder do PSD julga haver condições para que a comissão técnica independente “possa ser criada e começar a fazer as perguntas todas que são necessárias para que os portugueses saibam efetivamente o que se passou”.

O presidente do PSD salientou, uma vez mais, que “a questão política virá a seu tempo”. A comissão proposta visa apurar “as respostas que são necessárias”, afirmou.

 

Agência do Medicamento: Governo deve primeiro analisar critérios do Conselho Europeu

Questionado sobre a Agência Europeia do Medicamento (EMA), Pedro Passos Coelho afirmou que “o nosso interesse é que possa vir a fixar-se em Portugal”. Contudo, “sabemos que não é fácil, porque Portugal já tem duas agências europeias e que há países na União Europeia que não têm qualquer instância desta natureza”.

Sobre a localização da EMA, o líder dos social-democratas entende que é “importante evitar a macrocefalia”. Segundo disse, “se for possível que ela se situe numa outra zona do País, que não seja aquela que já acolhe duas agências [Lisboa], isso seria excelente”.

Importa agora, e de acordo com Pedro Passos Coelho, que o Governo analise os critérios estipulados pelo Conselho Europeu e “apure com rigor quais são as zonas do País que estão em condições de preencher esses critérios e poder ter uma candidatura bem-sucedida”.