Incêndios I: prioridade é apagar os fogos

21 jun 2017

Para o PSD, a prioridade neste momento é a “coordenação das entidades públicas e dos meios à disposição no combate às chamas”. Nuno Serra, vice-presidente do grupo parlamentar, fez parte de um grupo de deputados social-democratas que esteve a acompanhar a situação no Posto de Comando da Proteção Civil, em Avelar, concelho de Ansião, e considera que esta é hora de manter a cabeça fria.

É preciso deixar os homens que estão na frente, no terreno, trabalhar, que eles sabem o que estão a fazer", vincou o deputado do PSD, alertando que no terreno não deve existir "um conjunto de informações difusas que os possam perturbar" no trabalho de combate às chamas.

Nuno Serra assinala “o forte empenho de todas as forças da autoridade, forças policiais e bombeiros no terreno e da fantástica solidariedade de todos os que querem ajudar”, mas também “alguma descoordenação ou desorientação neste processo".

O apuramento das responsabilidades será feito num “tempo posterior” e o PSD, tal como destacou o social-democrata, estará na primeira linha para assegurar a “averiguação das responsabilidades” de uma forma isenta, séria e responsável.

Por seu lado, Duarte Marques sublinha que a avaliação política será feita oportunamente. É tempo de “fazer o luto”, contudo é necessário “pensar” sobre o que aconteceu e “aprender com os erros”, referiu.

Duarte Marques salienta que “o problema não é o ataque ao fogo, mas a prevenção”. Nesse sentido, a gestão do território, o abandono do interior, a limpeza das propriedades, a reforma florestal são matérias a analisar com muita ponderação.