CGD: PS, BE e PCP boicotam inquérito e contrariam tribunais

08 jun 2017

 

Ao impedirem o acesso a documentação relevante sobre a Caixa Geral de Depósitos (CGD), PS, Bloco de Esquerda e PCP estão a “instrumentalizar, a boicotar, em suma, a destruir” o propósito da primeira Comissão de Inquérito sobre o banco público. “Mataram qualquer possibilidade de os portugueses saberem o que se passou na CGD”, acusou Hugo Soares, deputado do PSD.

Na reunião de hoje, Hugo Soares, que integra a Comissão de Inquérito, criticou os três partidos da esquerda por negarem à comissão de inquérito “a possibilidade que dois tribunais superiores deram a esta comissão de ter acesso a documentação em que poderia perceber o que aconteceu na CGD”.

Hugo Soares recorda que o trabalho da Comissão é apurar as necessidades de capitalização da Caixa e que só será possível com ao acesso aos documentos solicitados.

Se temos documentação para receber, com decisões dos tribunais superiores favoráveis; se temos uma auditoria independente, não podem nem devem ser os políticos a caucionar o fecho desta comissão parlamentar de inquérito", afirmou Hugo Soares, na sua intervenção.

Em concreto, PS, BE e PCP rejeitaram o requerimento do PSD para suspender a primeira comissão de inquérito à Caixa até haver decisões judiciais finais sobre a divulgação de documentos.

"Não é o tempo que passa que deve impelir os deputados a tomar decisões. São os factos a que esta Comissão se propôs chegar", continuou Hugo Soares, referindo-se a um requerimento também subscrito pelo CDS.

Para o vice-presidente do PSD, o comportamento da esquerda mostra que os três partidos “têm medo” que se descubra o que se passou na CGD, desde 2000.

Assim, o PSD, anunciou Hugo Soares, não irá participar, nem fazer audições até ao fim do mandato da Comissão, em julho, porque isso significar “estar a fazer de conta”.