Fiscalidade verde, tarifa social de eletricidade, aumento de energia por renováveis, combustíveis low-cost, redução de sacos de plástico, remoção do amianto, lince ibérico… PSD deixou um legado de reformas no Ambiente.
Interligações energéticas entre a Ibéria e o centro da Europa para exportar energia limpa e o compromisso para o Crescimento Verde: “O PSD foi sempre um partido que colocou o ambiente na agenda política. Os últimos anos, de uma exigência extraordinária, não foram exceção e os resultados da ação do PSD estão à vista”, afirma Bruno Coimbra, deputado do PSD.
“Fomos nós que definimos uma verdadeira estratégia ambiental e desenhámos o Compromisso para o Crescimento Verde e a Coligação para o Crescimento Verde, envolvendo a sociedade como fator diferenciador na criação de emprego e na dinamização da economia”, relembra.
“Tivemos a ousadia de avançar com a Fiscalidade Verde e garantimos o aumento das interligações energéticas entre a Península Ibérica e o resto da Europa, para que o nosso País se possa tornar um verdadeiro exportador de energia limpa e renovável”, conclui o deputado.
O PSD desenvolveu um plano real na mobilidade elétrica, tentando aproximar a adesão dos portugueses aos veículos elétricos e ecológicos. Foram introduzidos incentivos da fiscalidade verde para a utilização de veículos elétricos e híbridos plug-in e a aquisição de 1200 veículos elétricos pela administração pública.
O governo liderado por Pedro Passos Coelho colocou o País na dianteira das negociações do acordo de Paris, garantindo que Portugal fosse visto como um exemplo nas políticas ambientais e de combate às alterações climáticas.
A proteção de pessoas e bens na orla costeira foi também um dos pontos em que o Executivo se focou. Uma abordagem que envolveu as autarquias e organizações não-governamentais, e que culminou na reintrodução de espécies protegidas nos parques naturais e na defesa dos habitats degradados.
No governo liderado pelo PSD, foi atualizada, reforçada e aprovada a nova, atual e Lei de Bases do Ambiente.
Este diploma preserva o princípio geral de que todos têm direito ao ambiente e qualidade de vida, e que sobre o Estado recai uma parte decisiva da responsabilidade de estabelecer metas e instrumentos ambiciosos para proteger, preservar e respeitar as componentes ambientais naturais (ar, água, mar, biodiversidade, solo, subsolo e paisagem) e as componentes decorrentes de comportamentos humanos (alterações climáticas, resíduos, ruído e produtos químicos).
De acordo com Bruno Coimbra, “o PSD é, assim, uma marca de proteção e cuidado ambiental, um Partido com uma consciência que busca uma vida melhor para todos, sabendo que o ambiente é um fator de competitividade e de ganhos para a economia e para as pessoas”. “Protegemos a nossa casa comum e por isso somos um Partido que, também neste campo, dá garantias e esperança num futuro melhor aos Portugueses”, acrescenta.
A ação do PSD na área verde, entre 2011-2015, envolveu reformas ambiciosas, inovadoras e exigentes.
Reformas do PSD na área verde: o que foi feito
Um esforço reconhecido
Os resultados do esforço reformista levado a cabo pelo governo liderado pelo PSD foram reconhecidos internacionalmente.
Portugal alcançou, em 2015, a 10.ª posição no ranking do Fórum Económico Mundial, Global Energy Architecture Performance Index, que avalia a política energética de 125 países.
Portugal foi ainda reconhecido pelo Índice do Desenvolvimento Sustentável da Fundação Bertelsmann, integrando em 2015 o Top 5 dos países com melhor desempenho no que respeita ao combate às alterações climáticas, sendo 4.º nas emissões de CO2 associadas à produção de energia e na sustentabilidade energética e 5.º em termos de intensidade de energia primária e de eficiência energética.

O que ainda falta fazer
O trabalho não se esgotou na legislatura anterior e é preciso fazer mais. Assim, desde o final de 2015 que o Grupo Parlamentar do PSD tem dirigido uma série de recomendações ao Governo no sentido de potenciar todo o trabalho realizado pelo executivo precedente.
Recomendações do PSD ao Governo, desde 2015
Projetos de lei
Projetos de resolução
Rui Rio recebido pelo Presidente da República
Leia mais
Rui Rio: desemprego desce à custa de baixos salários
Leia mais
Rui Rio: os madeirenses confiam “na competência de Miguel Albuquerque”
Leia mais
Rui Rio encontrou-se com membros do CEN da Madeira
Leia mais
Rui Rio: Governo atrasa resolução dos problemas da Madeira
Leia mais
Centro de Negócios da Madeira reveste-se de "importância capital"
Leia mais
Rui Rio recebeu Pedro Nascimento Cabral, candidato ao PSD/Açores
Leia mais